Secretaria de Defesa Social Pol�cia Militar de Pernambuco Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco Pol�cia Cient�fica
 
Histórico Centenário do IITB Legislação Fale Conosco Mapa do Site Postos de Atendimento Links Úteis


IITB comemora 100 anos em alto estilo

Uma noite marcada por homenagens, muita emoção e anúncio de projetos inovadores. Foi dessa forma e em alto estilo a comemoração do centenário de fundação do Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB, na última sexta-feira (14), no Clube dos Oficiais da Polícia Militar. O momento reuniu diversas autoridades, dentre elas os ex-diretores do instituto, que emocionados falaram da satisfação de ter passado pelo órgão.

Em meio as homenagens o secretário Executivo de Defesa Social, Cláudio Lima e o diretor do Instituto Jandir Carneiro anunciaram para ainda este mês, o início do Projeto de Cidadania para os quase 19 mil detentos existentes em Pernambuco. A realização dos trabalhos depende de uma reunião com o juiz das Execuções Penais e do Secretário de Ressocialização para definir a região por onde começará o projeto. O objetivo é levar cidadania aos presos através do documento de identidade.

E as novidades não pararam por ai. O secretário de Defesa Social Servilho Paiva em seu discurso parabenizou não só os ex-diretores como a todos os servidores que fazem o Instituto de Identificação e anunciou o início da reforma estrutural do IITB para proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais. O secretário destacou ainda a importância do trabalho técnico desenvolvido pelos profissionais para a redução dos índices de violência no Estado.

Servilho Paiva falou da importância da integração existente hoje entre os órgãos operativos. “Isso não depende apenas de mim Servilho Paiva mas da vontade de cada um dos comandantes e, principalmente do governador Eduardo Campos que trouxe para si a questão da segurança pública porque este é um problema que diz respeito a todos nós. Ele não estar poupando esforços em investimentos para garantir a tranqüilidade da população”, frisou.

Placa comemorativa - Diversas autoridades foram homenageadas com uma placa comemorativa dos 100 anos do IITB. “Afinal uma instituição com cem anos de existência tem que ser no mínimo reverenciada”, disse o atual diretor do instituto Jandir Carneiro. Dentre as personalidades foram agraciados o Secretário de Defesa Social Servilho Paiva, o executivo Cláudio Lima, o secretário de Gestão Integrada Carlos Duarte, o diretor geral do Instituto de Criminalística Francisco Sarmento, o chefe geral da Polícia Civil Manoel Carneiro, o deputado Antônio Moraes, representando a Assembléia Legislativa, o ex-diretor do IITB Eliezer Sales, dentre outros.

Também foram homenageados os 21 ex-diretores do Instituto Tavares Buril. Os já falecidos foram representados por seus familiares.

O sucessor de João Tavares Buril, atualmente com 81 anos, o professor Mário de Souza Leão, esteve presente e falou da satisfação de ter ficado à frente do instituto por duas vezes. Ele disse que muita coisa mudou de sua gestão para cá. “O sistema de identificação, hoje implantado de forma nacional foi um grande avanço”. Na parte criminal ele também frisou a unificação do prontuário assim como a integração com a Polícia Federal para a identificação criminal que tem sido de grande importância não apenas para os profissionais que atuam no instituto como para a sociedade. Para ele, falta pouco para que o Instituto Tavares Buril alcance a excelência. “Precisa-se investir mais em tecnologia e em sua infra - estrutura”, disse.

O ex-diretor advoga na área civil e é professor da Escola Técnica de Pernambuco mestre da cadeira de Estudos Brasileiros.

Atualmente o IITB possui 200 dactiloscopistas em sua sede, além de outros espalhados pelas diversas delegacias no Estado. Dentre os serviços prestados a sociedade pelo Instituto de Identificação Tavares Buril estão: Carteira de Identidade; Atestado Criminal; Representação Facial (Retrato Falado); Local de Crime ( através do exame de identificação necro-papiloscópico); Identificação Neo Natal dentre outros. O Instituto é responsável pela emissão de 37 mil cédulas de Identidade, nove milhões de prontuários de registro civil e 400 mil prontuários criminais. Cerca de R$2 milhões são arrecadados por ano pelo instituto para o Estado.

O diretor do IITB, Jandir Carneiro agradeceu a presença de todos e enalteceu a chegada do governador Eduardo Campos para que as mudança na área de segurança fossem finalmente concretizadas. Falou da importância do Pacto Pela Vida e da integração entre os órgãos operativos. Ele se referiu a Polícia Militar de Pernambuco como irmã e foi aplaudido pelos convidados. “Parabenizo nossos dactiloscopistas que são verdadeiros peritos na elucidação de inúmeros crimes”, afirmou.


-->
IITB - Instituto de Identificação Tavares Buril
Rua da Aurora nº 1633 - Recife, Pernambuco
Fone: 3183-5211
Unidade Técnica de Identificação Criminal - E-mail: utic.criminal@iitb.pe.gov.br
Unidade Técnica de Identificação Civil - E-mail: uticivil@iitb.pe.gov.br